top of page

Crime organizado na Amazônia

  • Foto do escritor: Geo Expand
    Geo Expand
  • 18 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

O que é o crime organizado?

É um termo utilizado para abranger todos os atos ilícitos:

  • Tráfico de drogas:

    Narcotráfico ou tráfico de drogas é um mercado ilegal global dedicado ao cultivo, fabricação, distribuição e venda de substâncias proibidas. A maioria das jurisdições proíbe o comércio, exceto sob licença, de muitos tipos de drogas por meio do uso de leis de proibição.

  • Corrupção:

    É uma organização política criminosa, que tem como foco roubar dinheiro público para realizar campanhas políticas, enriqueça, também é comum o suborno, e propina policial.

  • Contrabando:

    É um transporte ilegal de pessoas, objetos, substâncias, informações, significa importar, ou exportar mercadorias proibidas, ou iludir, no todo, ou em partes.


Quais são as facçoes que atuam na Amazônia?

Cerca de 22 facçoes criminosas atuam na região da Amazônia, trazendo altos riscos a população. Como por exemplo, a saúde, meio ambiente, educação, violência muito acima de outras regiões brasileiras. A região tem uma importância estratégica para organizações criminosas, que buscam controlar as rotas de transporte de drogas tanto para distribuição no Brasil, quanto para o repasse para outros países. Uma pesquisa identificou também a atuação de pelo menos 10 organizações criminosas internacionais nas regiões de fronteira, que atuam em conjunto com os grupos brasileiros.

Desdobramentos políticos recentes em países vizinhos também contribuíram para ampliar essa atuação. A atuação das facções, entretanto, não se resume ao tráfico de drogas. Segundo os pesquisadores, elas passaram a controlar cada vez mais redes criminosas mais amplas, que envolvem desde trabalho análogo à escravidão, exploração sexual e invasão de terras indígenas ou até crimes ambientais como exploração ilegal de madeira e minérios, tráfico ilegal de animais e pesca predatória.


O que é necessário para combater o crime organizado na Amazônia?

O crime organizado afeta a sociedade e a economia brasileira, infiltrando-se em grandes setores da economia, como mineração, mercado mobiliário, comércio de combustíveis e transporte público. Os governos têm implementado diversas estratégias para combater o crime, incluindo operações policiais, políticas de segurança pública, legislação específica e investimentos em inteligência e tecnologia.

Mas, para combater de forma eficaz o crime organizado na Amazônia, é fundamental promover uma ação conjunta entre os governos federal, estaduais e municipais, além da cooperação internacional. É preciso investir em ações socioeconômicas para proporcionar alternativas sustentáveis às populações locais, como programas de geração de emprego, educação e incentivo a atividades econômicas legais. O monitoramento da região também deve ser intensificado com o uso de tecnologias avançadas, como satélites e drones, para identificar e coibir atividades criminosas rapidamente, além de promover o fortalecimento das forças de segurança e de inteligência para desarticular as organizações criminosas.


Escrito por Kamille Vitória da Silva Camilo Ferreira

Comentários


© 2024 by Geo Expand. Made by Codew

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram - Black Circle
bottom of page