top of page

Guerra Fria: O que realmente foi e quais foram suas consequências?

  • Foto do escritor: Geo Expand
    Geo Expand
  • 13 de dez. de 2024
  • 7 min de leitura

De modo geral, o que foi esse conflito?

A Guerra Fria foi um conflito ideológico, político e militar entre dois blocos globais: O socialista, liderado pela União Soviética, e o capitalista, liderado pelos Estados Unidos. Ela iniciou logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1947, e acabou oficialmente em 1991 com a separação da URSS.


Esse período, abrangeu diversos acontecimentos importantes, como a corrida espacial, Crise dos Mísseis e formação de alianças militares. Apesar de ter sido um momento de grandes avanços tecnológicos e conquistas para humanidade, também foi bastante devastador e sangrento, com grandes revoluções, guerras e mortes.


A Guerra Fria é, sem dúvidas, um dos conflitos mais importantes da história da humanidade, por isso é muito importante conhecermos os acontecimentos para entender como isso afetou o mundo na época e na atualidade, e principalmente para não cometermos os mesmos erros.


Como e por que a Guerra Fria começou? – Seu contexto histórico.

No final da Segunda Guerra Mundial, a derrota da Alemanha já estava garantida, bastava descobrir qual nação conquistaria o território primeiro. A Rússia e os Estados Unidos competiram pela tomada da capital Berlim, que no final foi dividida em duas partes, o lado Ocidental, que era capitalista, e o lado Oriental, socialista, assim dando fim ao conflito.


Nesse período de pós Guerra, de um lado está a Europa, que tinha recém enfrentado duas grandes guerras e estava devastada. Do outro lado, os Estados Unidos, que emergiu economicamente, politicamente e militarmente durante e pós-conflito, se tornando uma potência mundial, líder do bloco ocidental. E por último, a URSS, que solidificou ainda mais sua economia e se tornou uma grande potência ao lado dos EUA, mas como líder do bloco oriental.


Nesse momento, as duas superpotências influenciavam a politica global com suas diferentes ideologias, o que resultou em um mundo bipolar com a rivalidade ideológica entre as nações mais forte do que nunca. Esse foi o cenário ideal para o começo de uma nova disputa, mas agora pela hegemonia mundial, dando assim, início à Guerra Fria.


Quais foram os principais pontos que marcaram o período?

Ao longo das décadas, diversos acontecimentos marcaram a disputa ideológica e militar entre URSS e EUA, aqui estão os principais pontos:

  • Corrida armamentista – Foi constante.

  • Corrida espacial – Perdurou por praticamente todo o período, com eventos em determinadas datas.

  • Conflitos indiretos entre as potências através da influência em outros países – Revolução Chinesa (1949), Guerra da Coreia (195-1953); Guerra do Vietnã (1959-1975).

  • Acordos e tratados econômicos e militares – OTAN (1949), União Europeia (1992), Pacto de Varsóvia (1955), COMECON (1949).

  • Muro de Berlim – Construção (1961) e Queda (1989).


Como foi o desenrolar da Guerra? - Principais acontecimentos.

1947 é o ano que marca o início desse longo período, mais especificamente após um discurso do presidente estadunidense Harry Truman, que pediu o aumento de verbas para que o país pudesse “barrar o avanço do socialismo no mundo” e a implementação da doutrina Truman, que obviamente, não foi bem vista pelo outro lado.

A partir desse momento, esses foram os principais acontecimentos em ordem cronológica da Guerra Fria:


1. Doutrina Truman e Plano Marshall (1947 e 48):

A Doutrina Truman foi uma medida que atuou no âmbito político e militar para conter o comunismo no mundo, de modo que os EUA apoiariam todos os países que enfrentassem ameaças de regimes autoritários, internas ou externas. O Plano Marshall também foi uma estratégia do governo para auxiliar a Europa, que estava devastada economicamente, com terreno propício para o avanço do comunismo. Foram disponibilizados bilhões de dólares para reconstrução dos países, que foi um grande sucesso e estreitou as relações entre o ocidente europeu e o os EUA.


2. OTAN (1949):

Foi a oficialização da aliança militar entre os países ocidentais, contra o comunismo. Formado por 12 países com a liderança dos EUA, onde o ataque contra um país significava um ataque contra todos. O Tratado é muito importante até os dias atuais, mas com adaptações no seu papel.


3. Revolução Chinesa (1949):

Foi a Revolução da China que terminou na vitória do comunismo, consolidando a República Popular da China, como é atualmente. Ela foi extremamente importante no fortalecimento do comunismo no mundo, agora com a influência soviética expandida, principalmente na Ásia.


4. Guerra da Coreia (1950-1953):

Uma Guerra travada entre Coreia do Norte, representando o bloco comunista e apoiada pela China e União Soviética, e Coreia do Sul, representando o bloco capitalista e apoiada pelos Estados Unidos e Europa ocidental. Ela consolidou a divisão permanente da península coreana e representou a batalha indireta entre os blocos ideológicos, resultando em milhões de mortes e fortalecimento da OTAN e da corrida armamentista.


5. Pacto de Varsóvia (1955):

A resposta do bloco comunista à OTAN, foi com a criação de um pacto militar entre 8 países e a liderança da União Soviética. Possuía os mesmos princípios de defesa do Tratado do Atlântico Norte e foi uma forma de contra-ataque à influência política e militar dele na Europa.


6. Guerra do Vietnã (1955-1975):

O Vietnã estava dividido após sua independência, o Sul capitalista, e o Norte, comunista. A oposição do Sul ao comunismo incentivou a insurgência organizada pelo Vietcongue, guerreiros comunistas apoiados pelo Norte. Cada lado recebeu apoio de seu determinado bloco, mas acabou com a vitória comunista e reunificação do país. Mais de 500 mil soldados americanos foram enviados, e mesmo assim não tiveram sucesso, o que resultou num trauma na população estadunidense. Foi um dos maiores conflitos da Guerra Fria com milhões de mortes e impactos globais.


7. Corrida espacial - Sputnik I e II (1957):

Esse foi o marco que iniciou a corrida espacial entre URSS e EUA. Foi o primeiro satélite artificial da história, lançado com sucesso pela União Soviética, um feito científico extraordinário. Após o sucesso do primeiro, o segundo foi lançado, mas dessa vez carregando o primeiro ser vivo para o espaço, a cadela Laika. Esse momento impulsionou a competitividade entre as potências, incentivando o avanço dos Estados Unidos, que fundou a NASA em 1958.


8. Construção do Muro de Berlim (1961):

Um dos eventos mais emblemáticos da Guerra Fria e simbolizou a divisão entre Ocidente e Oriente. O muro foi construído no meio da cidade de Berlim pela Alemanha Oriental, sob influência da União Soviética, seu objetivo era impedir a fuga de pessoas da Alemanha comunista para a capitalista. Essa ação foi abominada pelo lado Ocidental, mas não causou reações militares, apenas discursos em solidariedade às famílias separadas.


9. Corrida espacial - Yuri Gagarin (1961):

O ano em que o primeiro homem viajou ao espaço, uma missão comandada pela União Soviética e realizada na nave Vostok 1, com duração de quase 2 horas e uma volta pela Terra. Foi mais um marco muito importante para humanidade no contexto de Guerra Fria e aumentou significativamente a pressão para os Estados Unidos na corrida espacial.


10. Crise dos Mísseis de Cuba (1962):

Provavelmente o momento de maior tensão entre Estados Unidos e União Soviética, com a descoberta de mísseis em Cuba apontados para a costa americana, que estava a poucos quilômetros de distância. Houveram diversas ameaças de confrontos durante o período, juntamente de “diálogos”, que acabaram com um acordo entre as duas potências, onde a URSS retiraria os mísseis de Cuba e os Estados Unidos retiraria os da Turquia, que também ameaçavam a soberania comunista na outra região.


11. Corrida espacial - Apolo 11 (1969):

Foi a missão dos Estados Unidos que levou o primeiro homem à lua, comandado por Neil Armstrong. Representou uma grande conquista para humanidade e elevou o patamar dos EUA na Corrida armamentista.


12. Queda do Muro de Berlim (1989):

Aconteceu devido as constantes pressões internas na Alemanha Oriental pela população, além de confusões políticas do governo, que levaram a queda do muro posteriormente. Representou o enfraquecimento da União Soviética e queda do comunismo na Alemanha, além de sua eminente reunificação. A queda simbolizou o final da Guerra Fria, que só foi oficializado mais tarde, mas que já reuniu novamente a Europa.


Afinal de contas, quem saiu vitorioso? - Desfecho da Guerra Fria.

O fim oficial da Guerra Fria se deu com a queda da União Soviética, após uma série de mudanças políticas fracassadas e reformas nos países, que resultou na desintegração da URSS e formação de 15 novas repúblicas independentes, que posteriormente foram se reformando e transformando seus regimes e economias. Além disso, uma série de acordos de desarmamento foram assinadas nos últimos anos, um ponto fundamental para o alívio das tensões mundiais e fim da corrida armamentista.


Todos esses aspectos e outros detalhes encerraram as disputas ideológicas, políticas e militares, redesenhando as relações globais e trazendo a vitória do capitalismo sobre o comunismo no cenário mundial, com a unipolaridade dos Estados Unidos.


O fim do período causou grandes e longas mudanças no mundo e principalmente nos países do Leste Europeu, agora independentes e com um longo trabalho de reunificação e fortalecimento pela frente.


Mas então, qual é a importância desse período atualmente?

Embora o mundo tenha mudado mundo desde a Guerra Fria, muitas ideias desse momento influenciam a política e organização mundial atualmente, moldando posicionamentos e as relações internacionais.


Isso acontece na geopolítica mundial, onde muitos conflitos atuais tem raízes nos acontecimentos e na divisão ideológica da Guerra Fria, sem contar os Tratados implementados naquele momento, que muitos perduram até hoje. Além disso, essa divisão disseminou as diferentes culturas ideológicas na sociedade, que a moldaram e ainda se fazem presentes. Os avanços tecnológicos resultantes da disputa entre as duas potências são extremamente importantes para a atualidade, já que o mundo tecnológico como conhecemos hoje, é em grande parte resultado daquele período.


O que podemos concluir após essa leitura? - Uma reflexão.

Em um primeiro momento, aprendemos sobre a verdadeira história do conflito e a polarização do mundo no passado, que nos mostrou a relevância da divergência ideológica e sua rivalidade, e como ela influenciou e impulsionou o avanço científico e militar. Podemos observar como o conflito se desenvolveu e os diversos momentos de tensão resultantes das diferenças entre os blocos, que causaram guerras e revoltas devastadoras, acabando com muitas famílias e países.


Após anos de instabilidade, tudo acabou com escombros de um muro que por décadas dividiu não só uma cidade, mas sim o mundo. Esse é o lembrete dessa Guerra, que por mais revolucionária que tenha sido, também foi muito devastadora e triste, um aprendizado para jamais cometermos os mesmos erros e evoluirmos como sociedade, buscando sempre a resolução diplomática dos conflitos.


Escrito por Anna Clara Passos


Comentários


© 2024 by Geo Expand. Made by Codew

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram - Black Circle
bottom of page